lunes, 8 de junio de 2009

Brasil: Manifiesto .Uma mulher a ocupar o cargo de Procuradora-Geral da República

Para apoiar o nome da Dra. Ela Wiecko de Castilho, e para que pela primeira vez em nossa história tenhamos uma mulher a ocupar o cargo de Procuradora-Geral da República, comprometida com a inclusão social, a democracia e os direitos humanos no país, assine este abaixo assinado: http://www.abaixoassinado.org/assinaturas/assinar/4385

Excelentíssimo Senhor Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva,

Nós, abaixo-assinados, brasileiros e brasileiras e organizações da sociedade civil, vimos manifestar nosso apoio ao nome da Dra. Ela Wiecko de Castilho, para que pela primeira vez em nossa história tenhamos uma mulher a ocupar o cargo de Procuradora-Geral da República.

Esta é a quarta vez que a Dra. Ela Wiecko de Castilho concorre ao cargo de Procuradora-Geral da República, sendo que em 2007, foi a mais votada nas consultas realizadas por todos os ramos do Ministério Público da União e entre os servidores.

Ela Wiecko de Castilho é a única mulher da lista, será a primeira mulher a ocupar um posto de tamanha relevância. Todavia, não fosse isso o bastante, apoiamos Ela Wiecko de Castilho por seu compromisso com a inclusão social, a democracia e os direitos humanos.

Ela Wiecko de Castilho tem atuação ministerial na esfera penal, na tutela coletiva e na defesa dos direitos fundamentais. Coordenou as áreas do Ministério Público Federal de defesa do patrimônio público e social; de defesa da família, criança, adolescente, idoso, consumidor; de defesa dos povos indígenas e das minorias.

Ela Wiecko de Castilho foi, por dois mandatos consecutivos, coordenadora do Ofício da Cidadania, no cargo de Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão, de 2004-2008.

Ela Wiecko de Castilho tem larga vida acadêmica como pesquisadora e docente nas Universidades Federais de Santa Catarina (UFSC) e de Brasília (UnB).

Como jurista, Ela Wiecko de Castilho, contribuiu na elaboração do Anteprojeto da Parte Especial do Código Penal (1997-1998), na elaboração do Programa de Aperfeiçoamento Profissional de Policiais Militares do DF, na proposta para a reforma do ordenamento jurídico brasileiro com vistas à ratificação do Estatuto de Roma, na elaboração do Projeto de Lei que criou a Lei Maria da Penha, na elaboração do Plano Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo e do Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, dentre outras contribuições.

No Ministério Público Federal, Ela Wiecko de Castilho ocupa o 8º lugar na lista de antiguidade dos membros do MPF, sendo a candidata ao cargo que está a mais tempo desempenhando as atividades ministeriais.

Ela Wiecko de Castilho é a candidata preparada para a interlocução com o Parlamento, o Judiciário, os Movimentos Sociais, o Executivo, os demais ramos do MPU (MPT, MPM, MPDFT), os Ministérios Públicos nos estados e a Academia.

Por tudo isso, por mulher Procuradora-Geral da República, apoiamos Ela Wiecko de Castilho.

Assine este abaixo assinado: http://www.abaixoassinado.org/assinaturas/assinar/4385

.-

No hay comentarios: